Atualização

sexta-feira, 19 de junho de 2009

[especial] Mozilla FireFox 3.5 rc1


O Casper Vox sendo exibido pelo FireFox 3.5rc1 (clique na imagem para ampliar).

Sem muito alarde, a Mozilla liberou a Release Candidate 1 do FireFox 3.5! Mas essa liberação foi tão discreta, que por enquanto, só quem tem o FF 3.5 Beta 4 pode baixar via atualização manual esse RC.

Se vc usa a versão 3.0.x não irá notar muita diferença no visual, pouca coisa mudou, como a primeira imagem acima lhe sugere. A versão 3.5 será igual a versão 1.5, terá apenas grandes mudanças internas.


Usando ele por um dia, já percebi que ele teve uma melhora significativa no desempenho na abertura dos sites, ficou em média um pouco mais leve na memória, entorno de 20 MB a menos que o habitual, o que é uma conquista e tanto, mesmo assim, ainda longe do que o Chrome usa, em média, o navegador do chrome usa 20 MB por aba aberta enquanto o FF 3.5rc1 usa 30MB. Claro, são estimativas feitas por mim e pelo meu modo de navegar ... o Chrome geralmente executa sozinho ou no maximo com Flash ativo, já o FF 3.5rc1 está executando uma dezena de plugins e 10 extensões e mais as dezenas de favoritos ...


Já o TraceMonkey tão badalado motor de java, não senti grande melhora em sites que usam muito javascripts, como o UOL, mas tive alguns problemas ao acessar o IG. Mas num ponto melhorou, ao acessar esses dois site, as animações não pararam, coisa que acontece em alguns segundos depois no FF 3.0!


Uma mudança visual quase imperceptivel, é a mudança do ícone do FireFox, pelo menos no Windows, o ícone está mais bem definido, tanto nos atalhos quanto no ícone pequeno na janela. É só vc ver a imagem acima ... só percebi a mudança quando tive que abrir novamente o firefox pelo menu iniciar.


Visualmente pouca coisa mudou, veja aí as alterações mais significantes!

* Guia Privacidade nas opções

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Foi uma mudança estética, mas bem vinda, ficou menos confuso configurar essa parte do firefox. O ícone da privacidade tb mudou, que tb é simbolo da navegação privada.

*Navegação privativa

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

O famoso "modo pornô" ou "modo sacanagem" no Firefox 3.5rc1 tem o nome de Navegação privativa e a menos que vc seja muito atento, demora um pouco vc acha-lo. Está no Menu Ferramentas, bem discreto, tb sendo ativados e destativado por Ctrl+Shift+P.

A primeira imagem é quando vc ativa ele, para o modo privado ser iniciado, a janela atual do FF é fechada automáticamente e a nova janela, na imagem 2 abre com uma aba explicativa que o modo foi ativado e como se livrar dele depois. A unica indicação que o modo privativo está aberto está na barra de titulos do Navegador, onde aparece entre parenteses (modo privativo), ao contrário do Chrome e do IE que mudam a cor da janela e exibem um icone, o modo privativo no FF 3.5rc é bem discreto.


* Limpeza dados

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

A janela de limpeza de dados tb foi estéticamente alterada ficando mais clean, com a vantagem de limpar os histórico e outros em intervalo curtos de tempo, como a ultima hora por exemplo. Clicando em detalhes, vc pode escolher o que pode ser deletado.


* Extensões

Das 10 que uso, apenas 3* foram desativadas por falta de compatibilidade.


-TabMix Plus 0.3.7.3

-VERO 1.2
-Microsoft .Net runtime 1.0 (*essa extensão eu costumo desativa-la já que praticamente ela não tem serventia)

O TabMix tem uma versão beta já compativel com o RC no seu fórum oficial, apesar de ser Beta, parece funcionar perfeitamente, já o Vero e o Microsoft .Net runtime 1.0 ainda não tem atualização compativel.


Dentro da normalidade dos ultimos upgrades, ao contrario da versão 1.5 á 2.0 que todos as extensões foram rejeitadas, nessa, parece que vais er um upgrade tranquilo.


Bom, se vc estiver muito curioso ou mesmo querendo testar esse rc1 do FF 3.5, vai em frente, mas se vc presa mais pela estabilidade, recomendo que espere.

Eu achava que o 3.5 teria algumas coisas a mais, pelo visto, será mais um release tecnico do que aprimorativo. A aplicação final ainda não está pronta, quem sabe ainda não teremos uma surpresa?

Por enquanto, até a data desse especial, vc tem que instalar a versão Beta 4 do FF 3.5 e através do Menu Ajuda -> Verificar atualização, é que vc consegue instalar o RC1. Os Betas do FF pode ser obtidos aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.