Atualização

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Depois da web, PhotoShop na mira de politicos franceses ...


É verdade, o PhotoShop faz milagre, mas não é para tanto! Fotos: Wanex Studios

" SÃO PAULO – Uma deputada francesa apresentou ao parlamento de seu país um projeto que pode obrigar jornais, revistas e sites a identificar imagens modificadas no Photoshop.


O texto preparado por Valerie Boyer prevê que todas agências de publicidade e editores de conteúdo na França coloquem um aviso no rodapé de anúncios com palavras como “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”. "


Fonte: Info (ler matéria na integra)

Eu até concordo que estão usando o PhotoShop como maquiador ou esteticista, afinal um maquiador profissional e seus produtos saem um pouco caro, e é um trabalho demorado e frágil, já que com o próprio suor ou lagrima ou mesmo o cansaço da modelo prejudica a imagem final, e seções e ensaios fotográficos costumam demorar horas ou dias.

Agora, como a França aprovou uma lei que restringe a internet, abriu esse perigoso precedente naquele país (agora acho que vc entendeu o que é "precedente" e por que ele é perigoso :P ), agora qualquer maluco pode defender e até criar leis mais absurdas como essa, se continuar assim, daqui a pouco lá na França, a cada email que vc mandar terá que pagar selo, pq a empresa de correios de lá poderá reivindicar isso na justiça como as gravadoras estão fazendo, afinal, a cada email que vc envia, é uma carta ou telegrama
a menos que vc manda (ainda existe telegrama? o ultimo que nós recebemos aqui foi em 1995 :P), então é prejuízo que o povo deve pagar, não é? Claro que não! :P

É por isso que regulamentar por lei a ciência da computação gera tanta polêmica, afinal, se vc comprou o pacote Adobe Photoshop original (que é caro), a principio vc não deve nada a ninguém, vc pode usar o software para qualquer coisa. E que mal tem vc retocar umas imagens? Ao meu ver, nenhum.


Por que ao contrário do que a mídia e os políticos acham, não somos burros, dá para perceber que uma imagem ou vídeo foi manipulado por computação gráfica. Todos nós sabemos que por mais bela que for uma modelo ou atriz, seu corpo sempre terá alguma falha, uma mancha, uma ruga, uma celulite. Cirurgias plásticas bem feitas corrige muitas imperfeições, e até turbina com silicone os seios ou qualquer parte que desejar. O mesma acontece quando vc percebe que alguém usa maquiagem em demasia ou usa uma peruca, dá para notar, e nem por isso a pessoa que usa tem que por um banner dizendo que aquela aparência não é natural :P


E se vc for colocar uma aviso bem grande para cada imagem ou vídeo que usa efeitos de computação gráfica, meu amigo, perderia a graça e tudo que vc ver ou assistir, teria lá o "maldito" banner.


Mesmo antigamente onde só tinha a maquiagem e o olhar experiente de um fotografo, padrões de belezas quase impossível de se imitar já existiam e muita gente já morreu ou foram mutiladas em sala de cirurgia plástica, ou seja, a culpa não é do photoshop, é da própria sociedade e sua mídia que tentam vender beleza!


Estou aprendendo o Básico de Corel Draw e em breve o Photoshop, e ainda bem que não moro na França, que de berço politico da democracia e liberdade atual (iluminismo, revolução francesa e etc), vem dando péssimos exemplos. Pois é gente, a ditadura reacionária não está apenas voltando na "atrasada" América latina, ela está voltando no mundo todo, e senão tomarmos cuidado, daqui alguns anos, nossas vidas estará igual aos filmes Matrix, Foragido do Estado e Minority Report ...

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.